O bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, foi classificado como um dos 25 melhores destinos de viagem do mundo para 2026, segundo o ranking internacional Best in Travel, da revista Lonely Planet.
O ranking classifica distritos de diferentes continentes. A Liberdade é o único representante brasileiro, ganhando o selo de “melhor cruzamento entre a cultura e a gastronomia”. Além da celebração da cultura japonesa, o local também guarda referências da cultura afro-brasileira.
A publicação também mostrou que o bairro se destaca por seu ambiente vibrante e a comunidade japonesa acolhedora, com “restaurantes que servem o melhor ramen fora de Tóquio”. A Feira da Liberdade e o Museu Histórico da Imigração Japonesa também foram citados, além da Capela dos Aflitos.
Segundo o governo de São Paulo, a Liberdade é o reduto da maior comunidade japonesa fora do Japão. “O bairro é um patrimônio não apenas de São Paulo, mas de todos os brasileiros e japoneses que chegaram há mais de 100 anos e contribuíram para o desenvolvimento desta capital pujante”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.







