O que para muitos pode parecer apenas lixo, em Jundiaí se torna sustentabilidade alimentar. Um projeto social da cidade está ajudando mais de 600 famílias a colocarem comida saudável na mesa por meio da troca de materiais recicláveis por verduras e legumes.
Entre os produtos que são plantados no Jardim Florestal estão alface, chicória, rúcula, berinjela, abobrinha e temperos como salsinha e a cebolinha. Uma ação que, segundo o secretário de serviços públicos, Jeferson Coimbra, tem participação da sociedade e da prefeitura.
O tempo é curto, pois em apenas dois meses as hortaliças já estão prontas para serem colhidas. Logo são plantadas outras, garantindo assim a colheita contínua e que as 600 famílias de baixa renda possam ter o alimento, economizando um pouco e gastando com outras coisas necessárias.
Em cada bairro onde chega o veículo para fazer as entregas das verduras formam-se filas. São entregues toda semana 750 sacolinhas com duas opções.
Antes do projeto ser aplicado, muita gente não separava os materiais corretamente para o descarte. Agora, são coletados por mês mais de 1,2 toneladas das comunidades da cidade de Jundiaí (SP).







