Nos últimos dias 8 e 15, respectivamente, na Escola de Artes – Módulo CEU e no CRAS Frei Alípio – Pirapitingui, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico realizou Oficinas de Capacitação sobre o Edital de Fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa teve como objetivo promover o conhecimento teórico e documental aos fazedores de cultura interessados em participar de processo de seleção para recebimento de recursos federais.
A Lei Aldir Blanc foi criada para apoiar o setor cultural brasileiro, especialmente artistas, produtores e espaços culturais, diante das dificuldades agravadas pela pandemia da Covid-19. Ela garante o repasse de recursos federais a Estados e municípios para o fomento de projetos artísticos.
O acesso aos recursos da referida lei se dá por meio da participação em processos de seleção de editais. Então, durante as oficinas, os participantes foram orientados para que a leitura do modelo do Edital do Ministério da Cultura seja feita com bastante atenção, a fim de verificarem o atendimento aos requisitos, organizarem a documentação exigida pelo Governo Federal, elaborarem o projeto artístico cultural e a planilha financeira, incluírem ações de acessibilidade, atentarem-se aos prazos, acompanharem a publicação das atas dos resultados e, assim, aumentarem suas chances de seleção.
As oficinas de capacitação continuarão no próximo ano. Interessados devem ficar atentos ao cronograma que será divulgado nos canais de comunicação da Prefeitura.







