Colégio de Sorocaba consolida intercâmbio educacional na NASA

Alunos do COC Sorocaba – Santa Rosália realizam semana intensa de atividades no Kennedy Space Center. Uma imersão que une aprendizado, tecnologia e descobertas sobre a vida fora da Terra – e também dentro de si.

Conversar com astronautas e engenheiros experientes da NASA, visitar naves como a Atlantis — que já realizou 33 missões no espaço — realizar atividades de robótica em um dos maiores centros de pesquisa espacial do mundo, vivenciar um dia universitário em um dos mais renomados institutos de tecnologia dos Estados Unidos e ainda trocar experiências com alunos de uma High School americana

Tudo isso em apenas uma semana intensa e transformadora. Essa é a experiência vivida anualmente pelos alunos do Ensino Médio do COC Santa Rosália, de Sorocaba, em um intercâmbio que os leva a uma verdadeira jornada pelos conhecimentos aeroespaciais.

Neste ano, o colégio realizou a sétima edição do programa, em parceria com o KSCIA, International Space Academi.

A viagem deste ano reuniu 15 alunos e foi acompanhada pelo diretor Raul e pela coordenadora pedagógica do COC Internacional, Maria Cecília Abrão.

“Foi uma experiência única. Alguns alunos já conheciam outro país, para outros foi a primeira vez. Então trata-se de um processo especial, que envolve o novo: estar longe de casa, sozinho, num país diferente, com uma língua diferente…”, comenta Maria Cecília.

Ela destaca como foi bonito ver o amadurecimento dos estudantes e a apresentação final feita por eles com muita competência para especialistas do Kennedy Space Center sobre o tema “Sustentação da vida no espaço”.

“Durante essa semana intensa, é possível ver claramente o desenvolvimento na questão linguística, mas também na vivência e na troca. Eles voltam com outra cabeça e muitos começam a perceber que estudar fora do país é realmente possível — e que a base que têm no nosso colégio pode auxiliar muito nesse processo”.

No Kennedy Space Center, os alunos participaram de diversas atividades, como o desenvolvimento do projeto “Sistemas de Suporte de Vida Bio Regenerativo”, que envolveu montagem de estruturas e estudos sobre iluminação e temperatura em ambientes espaciais.

Também vivenciaram a Missão Artemis, em que construíram do zero seu próprio Rover de Exploração, programando o robô para uma jornada autônoma sobre um solo que simula a superfície de Marte. Outro destaque foi a apresentação sobre propulsão espacial: “Foguetes: Levando a Humanidade Além”, com a especialista Ann Mickles.

Além da NASA, os alunos de Sorocaba visitaram a Viera High School e o Florida Institute of Technology, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a vida universitária nos Estados Unidos e participaram de uma aula de astronomia muito interessante.

E para que toda essa experiência acumulada em uma semana seja ainda mais rica e eficaz, o colégio realiza um processo de preparação prévio. Ele começa no início do ano, com uma prova oral de inglês e um teste de conhecimentos gerais.

Os alunos precisam ser aprovados nessa seleção para participar do programa. Os pais também são envolvidos no processo e participam de reuniões com o time do Kennedy Space Center – International Academy, para saber mais sobre o programa e sobre questões práticas, como documentação.

Entre os 15 alunos que participaram do intercâmbio está Rafael Ferraz, que não esconde o entusiasmo ao falar sobre a experiência, que ele descreve como “única” e “sensacional”.

“Viajar para fora sem meus pais e compartilhar essa experiência com os amigos foi muito diferente. Pouquíssimas escolas no Brasil te dão essa oportunidade de ter aulas na maior empresa relacionada à astronomia do mundo!”, diz Rafael.

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore