O afastamento do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), por determinação da Justiça Federal, na operação Copia e Cola, mobilizou a Câmara de Sorocaba (SP), desde a quinta-feira (6), pela abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção na saúde da cidade.
Os parlamentares retomaram o pedido que já havia sido protocolado em abril deste ano depois da primeira fase da operação. Essa é a segunda tentativa de instaurar uma investigação no Legislativo com base na operação. Desde a primeira fase da operação, em abril, PT, Psol e PL se uniram para abrir a investigação.
No dia 15 de abril, os vereadores de oposição chegaram a protocolar o pedido, mas não houve adesão e ele foi arquivado. Dias depois, no mesmo mês, outro pedido chegou à câmara. Desta vez, foram sete assinaturas coletadas. São necessárias nove assinaturas para abertura do procedimento. Sete vereadores estão dispostos a investigar, até a noite desta sexta-feira. Outros 18 vereadores votaram contra (veja a lista abaixo).
Agora, com o afastamento de Rodrigo Manga, esse mesmo documento voltou à discussão e os parlamentares estão em busca das duas assinaturas.
Veja quem são os vereadores que assinaram até agora:
- Dylan Dantas (PL);
- Fernanda Garcia (Psol);
- Iara Bernardi (PT);
- Izídio de Brito (PT);
- Roberto Freitas do (PL);
- Raul Marcelo (Psol);
- Tatiane Costa (PL).
Vereador que não assinaram:
- Caio Oliveira (Republicanos);
- João Donizete (União Brasil);
- Fausto Peres (Podemos);
- Fabio Simoa (Republicanos);
- Silvano Jr (Republicanos);
- Rafael Militão (Republicanos);
- Cristiano Passos (Republicanos);
- Toninho Corredor (Agir);
- Claudio Sorocaba (PSD);
- Pastor Luis Santos (Republicanos);
- Jussara Fernandes (Republicanos);
- Cícero João (Agir);
- Rogério Marques Munhoz (Agir);
- Alexandre da Horta (Solidariedade);
- Rodolfo Ganem (Podemos);
- Fernando Dini (PP);
- Italo Moreira (União Brasil);
- Henri Arida (MDB);
O vereador Henri Arida chegou a assinar o procedimento, mas voltou atrás. Vale destacar que o PL e o PT tinham candidatos próprios nas eleições de 2024, quando Manga venceu no primeiro turno das eleições.







