O Laboratório de Análises Clínicas próprio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas foi oficialmente entregue na quinta-feira (04/12). Instalado no segundo semestre deste ano no referido serviço, o equipamento reduziu o tempo médio de espera para resultado de exames laboratoriais de urgência e emergência realizados na UPA e no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins.
O prefeito Herculano e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rita Passos, compareceram à entrega que foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Tiago Texera.
Segundo Texera, a redução da média do tempo de espera pelos resultados é significativa. “Pela primeira vez, a UPA conta com laboratório próprio e os benefícios desse investimento são vários. A média do tempo de espera pelos resultados de exames diminuiu de 6 horas para até 2 horas, garantindo além de mais agilidade no atendimento, maior comodidade para a população”, afirmou.
O serviço do Laboratório de Análises Clínicas se soma ao sistema de Fast Track (consultório anexo com médico plantonista e técnico de enfermagem, equipado com toda a infraestrutura necessária), instalado na UPA e no PAM da Vila Martins neste ano. O Fast Track também visa agilizar o atendimento de pacientes que são identificados com quadros de baixa complexidade e gravidade, segundo protocolo de classificação de risco utilizado nos serviços de urgência e emergência (Protocolo de Manchester).
Por meio do Fast Track o paciente é avaliado em consultório específico, medicado e encaminhado de alta, o que reduz o tempo de permanência na UPA e no PAM da Vila Martins.







