Estragos causados em Porto Feliz indicam passagem de tornado, diz meteorologista

Meteorologistas de uma empresa especializada em tempo severo afirmaram que os estragos causados em Porto Feliz (SP) na segunda-feira (22) indicam a passagem de um tornado. O prefeito da cidade, Célio Peixoto (Republicanos), declarou estado de calamidade pública.

Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos durante o temporal. A força do vento arrancou o telhado da fábrica da Toyota, que fica às margens da Rodovia Marechal Rondon, e pedaços da estrutura voaram a mais de 6 km de distância. Por causa dos danos, a montadora suspendeu, por tempo indeterminado, a produção de veículos.

Conforme apurado, foram analisadas as condições meteorológicas, imagens dos estragos na cidade e a forma como o vento destelhou a fábrica. Com base nisso, o meteorologista Vitor Bortolucci, que faz parte do grupo que analisa clima severo, disse que somente o funil de um tornado poderia provocar tais danos.

Bortolucci também afirma que o tornado pode ser classificado como EF2 dentro da Escala Fujita Aprimorada, que vai de EF0 (danos leves) até EF5 (danos mais severos).

Conforme a escala, o nível EF2 indica danos consideráveis, como telhados arrancados em casas bem construídas, árvores grandes quebradas ou arrancadas, objetos leves lançados como projéteis e carros levantados do chão.

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore