Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), exames realizados em pacientes apontaram que, de 42 amostras coletadas, 21 testaram positivo para essa variante, provisoriamente chamada de XFG. Os principais sintomas relatados incluem rouquidão, tosse, dor de garganta e cansaço, o que pode levar à confusão com gripes comuns ou até mesmo irritações provocadas pelo tempo seco.
As amostras estão sendo analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI) e devem ser encaminhadas à Fiocruz, que fará o monitoramento para confirmar se a mutação realmente configura uma nova variante do coronavírus.
De janeiro a setembro deste ano, o Piauí registrou 1.957 casos de Covid-19 e 17 mortes relacionadas à doença. A Sesapi reforça a importância da vacinação atualizada, do uso de máscaras em ambientes fechados e da realização de testes rápidos, preferencialmente nas primeiras 72 horas após o início dos sintomas, disponíveis em unidades básicas de saúde.
Até o momento, não há confirmação oficial do Ministério da Saúde ou de organismos internacionais sobre o reconhecimento da “variante da rouquidão” como uma nova cepa da Covid-19.







