Na última terça-feira (16), o Departamento de Gestão de Convênios, vinculado à Secretaria de Obras de Itu, recebeu representante da cidade de São José do Rio Preto para uma reunião de troca de experiências sobre mecanismos de captação de recursos, envolvendo emendas parlamentares, programas governamentais e financiamentos.
Itu tem se consolidado como referência no Estado de São Paulo pelo expressivo volume de recursos captados nos primeiros meses de 2025, destinados a diferentes áreas e aplicados diretamente em políticas públicas voltadas ao cidadão.
A utilização de ferramentas de gestão com foco no planejamento, aliada aos fluxos já estruturados para a formalização de parcerias e apresentação de propostas, bem como a adesão do município à Rede de Parcerias do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), tem despertado o interesse de outras cidades. Diversos municípios buscam em Itu exemplos de práticas bem-sucedidas que podem ser replicadas em suas administrações.
“É muito gratificante apresentar nosso município para outras cidades de São Paulo que buscam referências em nossa região. São José do Rio Preto, por exemplo, está a mais de 370km de distância e possui uma população de mais de 504 mil habitantes, mesmo assim, visitou Itu para entender nossa organização interna”, explica Tales Calegari, diretor de Convênios, que representou o secretário de Obras e Engenharia de Itu, Thiago Maia.
São José do Rio Preto foi representada por Rafael Nogueira, servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A reunião foi marcada pela troca de boas práticas e pelo fortalecimento da cooperação entre os municípios, tendo como objetivo comum o aprimoramento da administração pública e a gestão eficiente dos recursos.







